diatribes + Christophe Berthet + Johann Bourquenez
"Connivence*01"


with:
Christophe Berthet (saxophone)
Johann Bourquenez (piano)
d'incise (laptop, objects, treatements)
Cyril Bondi (drums)

recorded on november 24th 2006, live at Clos Voltaire, Geneva
available on INSUB. netlabel
[insub14], 2006
















***


From the same band:




Press:

"Como há milhares de anos, outros olhos estão abrindo passagem por entre os ossos do crãneo (...)" (Ernesto Sábato; Abadón el exterminador).
Esta é uma das obras mais profunda que ouvi até hoje. Os músicos envolvidos são franceses e suíços, com uma obra relativamente ampla, se considerarmos todos os projetos em que estão envolvidos. Dois dos projetos anteriores já foram postados no blog (Plaistow e EKYU); mas creio que nenhum deles atingiu a profundidade aterradora deste.
Desde o início, me deu a impressão de uma música aprendida em profundidades infernais, em um mundo disforme e abissal, e rememorada nota a nota; mais por impulso fisiológico que por obra consciente. Para falar em termos gerais, as músicas me remetem a Peter Brötzmann e Evan Parker.
Não consigo ouvir o sax sem sentir uma intensidade desgarradoda de um ser que grita, treme, chora, exulta. Algumas passagens me reconduzem à lembranças que não sei se sào minhas, e depois os clusters do piano me despertam e me sinto soterrado pela certeza de uma solidào inapelável. E o sax me desequilibra novamente e me faz exultar, como se presenciasse um milagre.
Sonora Aurora - Henrique Tonin - 4 de julho de 2008